terça-feira, 1 de julho de 2008

Elementos Mecânicos-Fernando

Potência elétrica
A tensão elétrica faz movimentar os elétrons de forma ordenada, dando origem a corrente elétrica tendo a corrente elétrica, a lâmpada se acende e se aquece com sertã intensidade.
Essa intensidade de luz e calor percebida por nós (efeitos), nada mais é do que a potência elétrica que foi transformada em potência luminosa (luz) e potência térmica (calor).

É possível através da qualidade do material, existem diferentes tipos de conduções de corrente elétrica?
Este é um ponto importante para definir uma boa condutividade de corrente, todo impureza no material pode gerar uma dificuldade para passagem dos elétrons, fazendo com que liberem mais energia causando um aquecimento elevado e indesejado no condutor. Ao contrario, quando o condutor tem elevado grau de pureza, os elétrons circulam livremente no condutor, tendo assim, um melhor oproveitamento de energia.
Para haver potência elétrica, é necessário haver:
U= tensão elétrica, I=corrente elétrica.
A intensidade da tensão é medida em volts (v).
A intensidade da corrente é medida em ampére (A).
Como a potência é o produto da ação da tensão e da corrente, a sua unidade de medida é volt-ampére (VA).
PVA= UVXIA= Potência aparente.
A potência aparente é composta por duas parcelas:
Ø Potência ativa: é a parcela efetivamente transformada em: potência mecânica (liqüidificador, motor), potência térmica (chuveiro torradeira) e potência luminosa (lâmpada).
Sua unidade de medida é o watt(w).
Ø Potência Reativa: é a parcela transformada em capo magnético, necessário ao funcionamento de: motores, transformadores e reatores.
Sua unidade de medida é volt-ampére reativo (VAR).
Em projeto de instalação elétrica residencial os cálculos efetuados são baseados na potência ativa. Portanto, é importante conhecer a relação entre elas para que se entenda o que é fator de potência.

Fator de potência

A potência ativa é uma parcela da potência aparente, ou seja, que ela representa uma porcentagem da potência aparente que é transformada em potência mecânica, térmica ou luminosa.
Para essa porcentagem dá-se o nome de fatos de potência, em projetos elétricos residenciais desejam saber a quantidade da potência, transformada em potência ativa, aplicam-se os seguintes valores de fatos de potência: 1,0 para iluminação e 0,8 para tomadas de uso geral.
O fator de potência quando é igual a 1, isso significa que toda potência aparente é trans formada em potência ativa, isso acontece nos equipamentos que só possuem resistência, tais com, chuveiro elétrico etc.
Muitos desses conceitos possibilitarão o entendimento do assunto: levantamento da potência “cargas’’ a serem instalados na residência. O levantamento das potências é fato mediante a uma previsão das potências, ou seja, mínimas de iluminação e tomadas a serem instaladas, possibilitando assim uma determinada potência total.
Essas previsões de cargas deve obedecer ás prescrições da NBR 5410:2004. A seguir veja a planta que servirá de exemplo para o levantamento das potências.

Recomendação da NBR 5410:2004 para o levantamento da carga de iluminação
Na 1ª condição para se estabelecer a quantia mínima de pontos de luz. Ele prever pelo menos um ponto de luz no teto, comandado por um interruptor de parede. As arandelas no banheiro devem estar distantes, no mínimo 60 cm do limite do boxe.
Na 2ª condições para se estabelecer a potência mínima de iluminação, a carga de iluminação é feita em função da área do cômodo da residência, que para área igual ou inferior a 6m² é atribuído um mínimo de 100 UA, já para área superior a 6m² é atribuída no mínimo de 100 UA para os primeiros 6m², acrescido de 60 UA para cada aumento 60 de 4m² inteiros.

A NBR 5440:2004 não estabelece critério para iluminação de área externa em residência, ficando a decisão por conta do projetista e do cliente.

Recomendações da NBR 5410:2004 para o levantamento da carga de tomadas
1. Condições para estabelecer a quantidade mínima de pontos de tomadas. Ponto de tomada é o ponto onde a feita através de tomada corrente. Um ponto de tomada pode ter uma ou mais tomadas de corrente.
No mínimo um ponto de tomada
Cômodos ou dependências com
área igual ou inferior a 6m²:
No mínimo um ponto de tomada para cada 5m ou fração de perímetro, espaçadas tão uniformemente quanto possível.
salas e dormitórios independentes da área
e cômodos ou dependências com mais de 6m²:
Cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais semelhantes:
Um ponto de tomada para cada 3,5m ou fração de perímetro, independente da área. Acima da bancada da pia devem ser previstas, duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos separados.
Varandas :
Pelo menos um ponto de tomada
Banheiro:
Um ponto de tomada junto ao lavatório com distancia mínima de 60cm do limite do boxe.
Em diversas aplicações, é recomendável prever uma quantidade de pontos de tomadas maior do que o mínimo calculado, evitando-se, assim, o emprego de extensões e benjamins que, alem de desperdiçarem energia, pode comprometer a segurança da instalação.
Pontos de tomadas de uso geral (PTUG’s).
Não se destinaram à ligação de equipamentos específicos e nelas são sempre ligados: aparelhos móveis ou aparelhos móveis oi aparelhos portáteis.
Aspirador de pó secador de cabelo furadeira
2. Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de uso geral (PTUG’s).
-atribuir, no mínimo, 600VA por ponto de tomada, até 3 tomadas.
-atribuir 100 VA para os excedentes.
Banheiros, Cozinhas, copas,
-No mínimo, 100VA por ponto de tomada.
copas-cozinhas e locais semelhantes:
Demais cômodos
3. Para se estabelecer a quantidade de pontos de tomadas de uso especifico.
A quantidade de PTUE’s é estabelecida de acordo com o numero de aparelhos de utilização vão estar fixos em uma dada posição no ambiente.
Pontos de tomadas de uso de especifico
São destinadas à ligação de equipamento fixos e estacionários, é o caso de:
Chuveiro torneira elétrica secador de roupa
A ligação dos aquecedores elétricos de água ao ponto de utilização deve ser direta, sem uso de tomadas de corrente. Podem ser utilizados conectores apropriados.
4. Condição para se estabelecer a potência de pontos de tomadas de uso especifica.
Atribuir a potência nominal do equipamento a ser alimentado.
Para se prever a carga de pontos de tomadas é necessário, primeiramente, prever a sua quantidade. Essa quantidade, segundo os critérios, é estabelecida a partir do cômodo em estudo, fazendo-se necessário ter:
· O valor da área
· Ou o valor do perímetro
· Ou o valor da área e do perímetro

Levantamento da Potência Total
->è Calculo da potência ativa de iluminação e pontos de tomadas de uso geral [PTUG’s]
->è Cálculo da potência ativa total.

Nenhum comentário: